Laser de Alexandrite e Laser de Ruby depilam não apenas de forma duradoura,
mas também definitiva.
mas também definitiva.
Os pêlos trazem incômodo a mulheres e homens. Não é apenas uma preocupação estética, pois os pêlos também interferem psicologicamente na vida das pessoas, tanto que alguns evitam ir à praia ou sentem vergonha de se despir na frente de alguém. Muitos buscam uma forma de eliminação rápida e com efeitos duráveis.
Os meios mais comuns de retirar os pêlos são a depilação com cera quente, a lâmina e a pinça. Nos últimos anos surgiu uma técnica mais eficaz, que promete eliminar os pêlos, é a Depilação a Laser.
O Laser tem como princípio destruir não só o pêlo, mas também o folículo que o produz, diminuindo significativamente a quantia de pêlos e a espessura dos que sobraram. Também é uma grande indicação para o tratamento de pêlos encravados.
"Os pêlos têm três fases de crescimento distintas: anágena, catágena e telógena. A depilação somente será efetiva e definitiva se efetuada durante a fase anágena, na qual ocorre o crescimento do pêlo e este se encontra 'conectado' ao bulbo capilar. Se a depilação for efetuada durante as fases catágena ou telógena - fases onde o pêlo já estará se soltando da raiz e em seguida sendo expelido -, não haverá sucesso no procedimento. E é justamente por isso que algumas pessoas dizem que o método pode não ser definitivo", explica Orlando Sanches, esteticista e cosmetólogo, especialista em Laserterapia.
O FDA (Food and Drugs Administration), órgão norte-americano que normaliza também o uso de procedimentos/equipamentos, reconhece que os aparelhos Laser de Alexandrite e Laser de Ruby são efetivos como técnica para depilação definitiva e não somente duradoura. Os outros equipamentos não têm essa certificação.
Porém, nenhum Laser consegue eliminar os pêlos brancos, já que todos os equipamentos de luz ou laser orientam-se pela melanina (pigmento que dá cor à pele e ao pêlo). O pêlo é utilizado como "pára-raio", ou seja, absorve toda a energia do laser até o bulbo capilar, causando a cauterização do bulbo e impedindo a geração dos pêlos.
Mas com a Eletrólise é possível extrair os pêlos brancos por meio de uma descarga elétrica. Uma agulha da espessura de um fio de cabelo é introduzida em cada folículo e, com a descarga de energia, o pêlo não volta a nascer naquele orifício.
Quanto aos equipamentos de Laser, Orlando esclarece que "o paciente ideal é aquele que tem pele muito branca e pêlos muito pretos. No caso da pele negra, a cor da pele concorre com a cor do pêlo, sendo um fator limitante no resultado final do tratamento. O laser de Nd Yag é o mais efetivo na depilação em peles morenas a negras. Porém, também têm restrições de potências para não queimar a pele."
A quantidade de aplicações pode variar de acordo com a região a ser depilada, espessura do pêlo, cor da pele (quanto mais branco o paciente e mais preto o pêlo, mais rápida e efetiva é a depilação). Em quase todos os equipamentos de laser sugere-se no mínimo de três a seis sessões em cada região.
Orlando Sanches orienta quais são os cuidados necessários após passar por uma sessão da depilação a Laser:
- Não use cera para remover os pêlos. Use lâmina, máquina de cortar pêlos (de cabeleireiro, por exemplo) ou tesoura, mas NUNCA ARRANQUE O PÊLO;
- Não use cremes com ácidos;
- Não use cremes com ácidos;
- Não tome sol (nem antes e nem 15 dias consecutivos ao procedimento);
- Após o procedimento e durante os 15 dias seguintes, utilize filtro solar, no mínimo fator 30;
- Aplique creme hidratante na região tratada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário