sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

MASSAGEM OU MASSAGENS?

 

Em meio à grande expansão do mercado de Estética, a competição profissional torna-se cada vez mais acirrada e, nessa hora, o diferencial é tudo!
Ele acontece com a utilização de aparelhos de última geração, tratamentos inovadores, produtos de alta qualidade e, novos procedimentos. Assim, o mercado nos oferece as massagens mais diversificadas possíveis.
Drenagens turbinadas e massagens modeladoras de todos os tipos são as mais utilizadas. As tais técnicas prometem a redução de medidas e, como resultado, o emagrecimento. Isso, caso você consiga sair “vivo”.
Sim, porque o resultado acontece entre um hematoma e... outros. É bem verdade que, um indivíduo motivado, pode operar milagres em si mesmo. Afinal, “a fé remove montanhas”.
Mas na verdade, quais os efeitos fisiológicos alcançados com essa técnica? Em termos de retorno venoso pode-se dizer que é... ZERO! Afinal, na grande maioria das vezes, o “profissional” que aplica a técnica, não respeita o sentido de retorno e, visa como objetivo, os acúmulos de adiposidade, promovendo intensa fricção e amassamentos na região.
Isso causa a ruptura de vasos sanguíneos, podendo chegar ao hematoma, ao edema e, conforme a gravidade, a um coágulo de conseqüências muito graves.
A Massoterapia é uma técnica de origem chinesa que, tem como finalidade, promover o retorno venoso através dos movimentos de deslizamento, fricção, amassamento e percussão.
Outros resultados são observados, como: a hiperemia, que traz como benefícios, a nutrição, oxigenação e eliminação de metabólitos celulares. A vasodilatação, que pode favorecer a penetração de princípios ativos, o relaxamento físico, e como conseqüência, o mental.
Bem indicada e realizada, pode favorecer nas respostas, a homeostase orgânica. A Drenagem Linfática Manual já tem como finalidade, movimentar líquidos do meio intersticial para o sistema linfático e, promover a filtragem dos mesmos.
O Shiatsu é uma técnica de origem milenar que, somado à Digitopuntura focam, através de pontos energéticos, o equilíbrio. Como conseqüência e resultado, o bom estado de saúde física e mental é atingido.
Outras técnicas ramificam-se dessas origens e, têm sempre as mesmas finalidades e conseqüências. Muitas adaptações podem ser adotadas, tais como: a utilização de instrumentos ou, o somatório de terapias alternativas, por exemplo.
Assim como é verdade que, essas técnicas aplicadas sem a devida qualificação/indicação podem ter efeitos indesejáveis, também é verdade que outras, sem fundamentação cientifica, mas aplicadas sem critério, podem ter conseqüências drásticas que, na melhor das hipóteses, são conseqüências da falta de Ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário