quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Estética correta e saudável

Fonoaudiologia Estética tem aplicações que vão além do tratamento de saúde, pode atenuar o envelhecimento


Valesca Resende/Divulgação
Fono
Valesca diz que 40% do total de pacientes de sua clínica é formada por homens

O tempo de se descuidar da saúde e, principalmente, da beleza, passou. Os homens, que, durante muito tempo, abdicaram dos cuidados estéticos em função da falta de tempo ou por acreditarem que o assunto era uma exclusividade das mulheres, agora buscam recuperar o tempo perdido. Prova disso vem de um consultório de fonoaudiologia de Belo Horizonte onde, há cerca de dez anos, é realizado um procedimento estético facial, que promete, se não dar um fim, pelo menos atenuar as marcas de expressão, rugas, flacidez, bolsas nas pálpebras e ainda melhorar a simetria da face, tonificação muscular e corrigir sequelas de doenças e paralisia facial.

A técnica, conhecida popularmente como ginástica facial, trabalha os músculos da face e do pescoço e proporciona também adequação das funções da boca e da face, como respiração, deglutição, mastigação e fala.

O procedimento, realizado pela fonoaudióloga, especialista em Fonoaudiologia Estética Facial, Valesca Resende, tem agradado, quase que em sua maioria, aos homens - o público masculino já soma 40% do total de pacientes. E a explicação, segundo ela, é simples: a resistência masculina a tratamentos invasivos, como cirurgias plásticas e aplicação de toxinas botulínicas, leva à procura de tratamentos mais naturais.

"Os homens tendem a procurar métodos menos agressivos, mas que proporcionem um bom resultado em curto prazo. Além disso, são mais disciplinados que as mulheres, seguem rigorosamente as orientações, e a resposta ao tratamento costuma ser mais rápida, visto que a musculatura do homem tonifica mais facilmente", destaca.

O objetivo da ginástica facial é avaliar as funções orofaciais do paciente, detectar hábitos e posturas inadequadas, que contribuem para o envelhecimento facial, e, sobretudo, tratar os sinais e marcas que comprometem o visual e a saúde do rosto.
Muitos podem ser os fatores responsáveis por precoces marcas de envelhecimento, como a contração exagerada dos músculos faciais, alterações no padrão mastigatório, na fala e na respiração. Os problemas, no entanto, também podem ultrapassar a barreira estética e prejudicar, inclusive, o psicológico do paciente afetado, como foi o caso do advogado Fábio Freitas que, aos 26 anos, sofreu uma paralisia facial repentina e viu na técnica um novo começo para sua vida. De acordo com ele, em menos de dois meses as "deformações" decorrentes da paralisia foram praticamente extinguidas.

"O período entre acordar com a paralisia e partir para o tratamento foi sofrível, tanto física quanto psicologicamente. Minha rotina mudou, não podia ir a restaurantes, porque não conseguia mastigar direito, e quando bebia água babava como criança, além de estar esteticamente deformado. Hoje vejo uma melhora de 99% em todos os aspectos. Quem não me conhecia não percebe que uma dia tive paralisia facial", enfatiza.

Valesca explica que o tempo de tratamento e os resultados dependem muito da disciplina de cada um, frente à idade, constituição facial muscular, tipo de musculatura e resultados desejados, sendo que a primeira fase dura em média três meses e o tratamento completo cerca de seis, com intervalos crescentes entre as sessões. "No princípio, geralmente as sessões são semanais, mas o progresso dos resultados tende a espaçar as consultas, que se podem se tornar quinzenais ou mensais, conforme a necessidade de cada um e o tipo de resultado esperado", explica.

A manutenção, permanente, é feita pelo próprio paciente com manobras de relaxamento, soltura, alongamento e massagem repassadas pela profissional e praticadas em casa. Valesca ressalta que, além dos exercícios, mudanças de hábito, como na mastigação e respiração, auxiliam na obtenção dos resultados positivos. "Muitas vezes, as pessoas não percebem que as falhas nos processos motores são causadoras das alterações faciais; uma pessoa com alteração mastigatória, como exemplo a mastigação unilateral, poderá apresentar assimetrias de bochechas e rugas mais acentuadas", esclarece.

A fonoaudiologia estética facial também pode se aplicar a pessoas de qualquer idade, independentemente do tipo de problema e grau de envelhecimento, por exemplo. "A partir dos 25 anos começam a aparecer as primeiras linhas de expressão e rugas que podem incomodar. Se tratadas precocemente podem ser totalmente extintas. Em contrapartida, em uma pessoa de 60 anos, com sinais mais evidentes e pele mais envelhecida, os resultados podem ser vistos em até três meses de tratamento. O tônus muscular melhora e as linhas de expressão e assimetrias também são atenuadas", diz.

Se o alvo é uma assimetria facial, isto é, falta de harmonia nas linhas e traços do rosto, ou problemas respiratórios responsáveis por ronco, por exemplo, os resultados também são bastante positivos, é o que atesta o contador Antônio Costa, 52 anos, adepto do tratamento há quase um ano. "Busquei ajuda profissional não somente para melhorar a estética, mas também corrigir a mastigação e acabar com o ronco", conta o paciente, que conseguiu reduzir em aproximadamente 70% os problemas que o incomodavam, bem como rugas e assimetria facial proveniente de uma mastigação incorreta. "Indico a técnica para todos que querem melhorar não só a estética do rosto, mas recuperar de alguma forma a auto-estima. O fato de nos olharmos mais no espelho nos faz perceber o que temos de melhor e buscar sempre resultados positivos", ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário