segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Uso correto de secador e escova adequada ajudam no penteado

Lavamos mais o cabelo no verão e é difícil conseguir sempre arrumá-lo da maneira correta. Veja as dicas de uma cabeleireira para deixá-lo liso ou levemente ondulado, e como ganhar ou controlar o volume.


A cabeleireira Yumi Hamamoto responde algumas dúvidas sobre cuidados com os cabelos. Veja a seguir as dicas para cada caso:

"Eu gosto muito do meu cabelo natural. Meu cabelo é cacheado, né? Aí ele levanta muito armado. Eu tenho dificuldade em modelar meu cabelo, eu tenho dificuldade de que ele não fique assim todo doidão" - Fátima Rosa, agente fiscal de renda.

Nos cabelos como o da Fátima deve-se usar o difusor, para anelar sem dar volume. É bom ele estar sempre rente ao couro cabeludo, porque se estiver muito longe, o cabelo vai armar. Tem que deixar sempre acoplado.

"Meu cabelo é um pouco murcho, então eu queria armar um pouquinho" - Sandra Spímpolo, esteticista.

Deve-se usar o secador de baixo pra cima, sempre em movimento de vai-e-vem para dar a temperatura adequada ao cabelo.

"Gosto de um cabelo mais liso em cima e um leve ondulado em baixo” - Lucila Habib, farmacêutica.

Na parte de cima, coloque o secador bem rente e na temperatura morna para não agredir o cabelo. Na parte de baixo, torça o cabelo e faça vários cachinhos. Tem que torcer e passar o secador até secar. Depois faz um rolinho com cada cacho.

Como escolher a escova e o secador

Se existem maneiras diferentes de secar, também tem uma escova certa para cada tipo de cabelo. Nas lojas, são dezenas de opções, mas algumas já podem se descartadas. Aqueles com bolinhas nas pontas, nem pensar. Podem enroscar no cabelo e arrebentar os fios. O ideal é sempre dar preferência para as cerdas naturais.

Se o objetivo é deixar liso, quanto maior melhor. Se é para modelar os cachos, use as pequenas. Secadores mais fracos, de potência baixa, só pra quem tem cabelo fino e curto.

“Se tem um cabelo comprido e pegar um de potência muito fraca, vai demorar muito tempo pra secar o cabelo e não vai ficar tão bom”, explica a cabeleireira Yumi Hamamoto.

Para fazer escova, prefira os mais leves, mas fique de olho: o ideal é o secador ter no mínimo 2.500 watts de potência.

“Imagina você secando sozinha, fazendo sozinha a escova. Com um secador pesado não vai aguentar ficar com ele muito tempo”, comenta Yumi.

Outras dicas

- Se a pessoa for secar com o difusor e quiser definir o cacho sem ficar duro, pode usar uma pomada em spray.

- A pessoa que estiver com pressa em casa pode secar o cabelo normalmente, colocar bobs de velcro e deixar uns 10 minutos, enquanto se arruma, e retirar na hora de sair de casa.

- Na hora de finalizar o cabelo, a pessoa pode usar a mão, colocando os dedos no cabelo como se fossem uma garra e levantando.

- No caso das escovas, só existe uma exceção para o uso de cerdas não naturais. É o uso de cerdas de metal, que são boas para cabelos grossos. Dão um brilho maior ao cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário