quarta-feira, 25 de maio de 2011

Como as novas e as conhecidas técnicas de massagem podem ajudar a combater os desconfortos mais comuns na gravidez.


Silvia Martins, no sexto mês de gestação, numa sessão de dermotonia: fim das dores nas costas, inchaço e cãibras.

Inchaço nas pernas, dores lombares, prisão de ventre, tensão, ansiedade e uma série de pequenos incômodos costumam atrapalhar a alegria das grávidas. Um bom antídoto pode ser a massagem. “Faço drenagem linfática desde o início e até agora não inchei nada”, atesta Key Vieira, no oitavo mês de gestação. Silvia Alessandra Martins Cesário, no sexto mês, teve muito inchaço e foi buscar alívio na dermotonia, uma novidade da França. “Eu também sofria com dores nas costas, nos seios e tinha cãibras durante a noite”, descreve ela. “Logo após as primeiras sessões deu para sentir um bem-estar enorme”, afirma Silvia, que passou a dormir melhor.
Confira as técnicas de massagem adaptadas para o atendimento de gestantes e como podem ajudá-la.
Dermotonia Essa técnica desembarcou por aqui há pouco tempo. Com um aparelho, o massagista estimula regiões como o pescoço, axilas, lombar, virilha e pernas. O objetivo é evitar a retenção excessiva de líquidos. “O acúmulo de líquido, especialmente nos últimos meses da gestação, é o responsável pelos inchaços de pernas e outras partes do corpo”, observa a médica Carla Sallet, que oferece a técnica em sua clínica em São Paulo e pode indicar colegas em outras cidades pelo telefone (11) 3063-2414. “O abdome também é massageado, para aumentar a produção de colágeno e elastina e, dessa forma, prevenir o aparecimento de estrias”, explica ela.
Massagem biodinâmica Criada pela norueguesa Gerda Boysen, essa técnica recente no Brasil consiste em movimentos circulares pelo corpo inteiro. Tais movimentos melhoram a circulação sanguínea e a oxigenação, além de ser relaxantes. Isso confere um bem-estar geral com direito a noites de sono mais tranqüilo. Outro benefício: essa massagem aumenta a movimentação dos músculos intestinais durante a digestão. “É ótimo para as gestantes, que normalmente levam mais tempo para digerir o que comem”, diz a psicoterapeuta Eliana Pomé, professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade de São Paulo e coordenadora do núcleo corporal de gestante do Instituto Brasileiro de Biodinâmica. “Com o melhor funcionamento do tubo digestivo, ela sofre menos com prisão de ventre”, afirma. Informações sobre profissionais formados pelo Instituto Brasileiro de Biodinâmica para aplicar essa técnica podem ser obtidas com Eliana Pomé, pelo telefone (11) 5572-6950.
Drenagem linfática Bem difundida entre as clínicas de estética, esta é a versão totalmente manual da dermotonia. Com a ajuda de um óleo, o massagista desliza as mãos em movimentos suaves pelo corpo da gestante para desobstruir os gânglios da cadeia linfática. Dessa forma, ativa a circulação sanguínea, drena o acúmulo de líquido e elimina toxinas. “Além da prevenção de inchaços, atenua a tendência de formação de celulite”, explica a fisioterapeuta Patrícia Tardelli Prieto, da clínica Kyron.

Sandra Florez, grávida de sete meses, recebe toques do shiatsu: “Sinto-me pesadona e a massagem me deixa mais relaxada”.

Shiatsu A técnica oriental é aplicada com a pressão de polegares, dedos e palma da mão pelos canais de energia do corpo, batizados de meridianos na medicina chinesa, e pontos de tratamento que têm ligação direta com os órgãos internos. A intenção é “dissolver” as tensões e fazer com que a energia circule livremente proporcionando relaxamento, sensação de bem-estar e equilíbrio das funções orgânicas. Nas gestantes, os massoterapeutas dessa corrente realizam a massagem apenas nos meridianos. “Não pressionamos os pontos porque alguns, ligados a órgãos como o ovário ou o útero, não devem ser estimulados durante a gravidez”, afirma a massoterapeuta Vânia Campos, da Mammy To Be, um espaço dedicado ao atendimento de gestantes. “Também não massageamos o abdome”, diz. Trabalham mais as costas, visando combater as dores lombares, e as pernas, procurando melhorar a circulação.
Reflexologia Orientada pela medicina chinesa, essa técnica se baseia na idéia de que o pé é cheio de pontos que têm ligação com todos os órgãos do corpo. Ao massagear cada um deles, o terapeuta interfere no funcionamento do órgão que representa. Como no shiatsu, é preciso cuidado com os pontos que, estimulados inadequadamente, podem causar problemas para as gestantes. “Nas grávidas, massageamos mais pontos que combatem dores lombares e ansiedade e aqueles que propiciam um equilíbrio das funções orgânicas, como a digestão e o controle da bexiga”, exemplifica a fisioterapeuta Cristine Roversi, da clínica paulistana Kyron.
Fique atenta
Independentemente da técnica de massagem que você escolher, certifique-se de que o profissional tenha experiência no atendimento de gestantes. A precaução é importante porque em massagens como o shiatsu existem algumas manobras que não podem ser realizadas em grávidas.
Verifique antes com seu obstetra se ele não vê nenhum impedimento.
Na hora da massagem, o ideal é que você deite de lado. Se deitar de costas, o peso da barriga comprimirá a veia cava, que passa justamente por essa região, comprometendo a oxigenação do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário